Prazo para encerramento de lixões
No Brasil, são descartadas cerca de 30 milhões de toneladas de resíduos em lixões por ano, à céu aberto, que geram inúmeros problemas ao meio ambiente e sociedade.
Essas montanhas de lixo contaminam o solo e o lençol freático, liberam gases poluentes na atmosfera e acabam se tornando ponto de proliferação de doenças.
Em 2010, a Política de Resíduos Sólidos previa acabar com os lixões em quatro anos. O Marco Legal do Saneamento Básico, de 2020, prorrogou esse prazo em capitais e regiões metropolitanas para 2021, e em cidades com menos de 50 mil moradores, para 2024.
Segundo a sétima edição do Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana, o Brasil não vai conseguir cumprir essa meta nos próximos dois anos e em 2030, somente a região Sul do país terá erradicado 100% dos lixões.
Um dos principais motivos desse atraso é técnico. Em grande parte dos municípios que não tem uma boa destinação de resíduos há carência de profissionais qualificados para consultoria na proposição de soluções ambientalmente corretas.
A Interbio tem prestado serviços de apoio técnico para diversas prefeituras no Sul do Brasil na Gestão de Área Contaminada (GAC) para encerramento desses lixões e recuperação dessas áreas, sempre visando acabar com a destinação ambientalmente incorreta de resíduos.
Para mais informações entre em contato conosco: https://linktr.ee/interbioambiental
Fonte: